Crianças, se conseguissem, comeriam uma bomboniere inteira. Adultos comeriam todos os tipos de carne em uma churrascaria. Afinal, porque o paladar muda tanto com o passar o tempo?
A percepção dos alimentos muda bastante durante a vida. Crianças têm preferência natural por doce. Funciona como uma espécie de herança do primeiro alimento, o leite materno. Verduras? Difícil.
O arrepio que você sentia frente a uma suculenta couve-flor tem nome: neofobia alimentar, ou seja, medo de experimentar um sabor novo. É uma proteção natural do organismo contra possíveis alimentos danosos.
Esta repulsa é mais comum em crianças mas é possível que, com o tempo as crianças aceitem o alimento novo (e é o que geralmente acontece).
Outro fenômeno ligado ao paladar acontece na velhice quando a percepção geral do gosto decai. A culpa é da diminuição do número de células sensíveis das papilas gustativas. Por isso, alguns idosos perdem o interesse pela comida. Ou carregam na pimenta para sentir mais gosto.
Para o amargo, sabor de muitas hortaliças, há reação oposta à do doce. O recém-nascido faz uma protrusão da língua – ou seja, uma careta. Estudos mostram que a criança sente o amargo com mais intensidade. Mas, com o tempo, a coragem de experimentar e o hábito transformam a careta em sorriso.
Boas experiências mudam a maneira como percebemos os alimentos. Por exemplo: a cerveja e o café, bebidas amargas mas que são associadas à confraternização, viram mel na boca de muitos adultos.
Por outro lado, experiências ruins – como um porre inesquecível de licor – criam aversões difíceis de reverter.
No entanto, medicamentos e tratamentos podem mudar a sensibilidade aos gostos. Uma pesquisa da USP explicou a relação inusitada entre alguns pacientes com câncer e seu deleite por salgadinhos. A radioterapia dificulta reações químicas nas papilas relativas ao gosto salgado. Ou seja, os pacientes não se satisfazem e comem mais salgados para sentir o gosto.
Fonte: Super Interessante
ResponderExcluirtentamos engravidar por alguns anos em uma clínica local. não houve resultados. tentamos de tudo, mas nada. nos foi recomendado o uso de óvulos doados. Eu sei que temos que tentar remédios feitos à base de plantas. eu estava apavorado. eu não sabia como fazer isso e por onde começar minha busca. quando meu amigo me recomendou o dr itua fitoterapia na África Ocidental. Eu pensei que ela estava brincando. eu não sabia nada sobre aquele país e eu estava com medo de vergonha devo dizer que pensei que era um pouco... selvagem? de qualquer forma, ela me convenceu a pelo menos dar uma olhada. Eu fiz a pesquisa e pensei que talvez isso realmente seja uma boa ideia. dr itua tem preços razoáveis. também tem altas taxas de tratamentos bem sucedidos. além de usar ervas naturais. bem, devo dizer que estava convencido. meu marido tentou e agora podemos dizer que foi a melhor decisão em nossas vidas. estávamos tentando por tanto tempo ter um filho e de repente tudo parecia tão simples. os médicos e a equipe estavam tão confiantes e esperançosos que projetaram esses sentimentos em mim também. sou muito feliz por ser mãe e eternamente grata a dr itua e lori minha querida amiga. não tenha medo e apenas faça! tente medicina herbal dr itua hoje e vê diferente em cada situação. dr itua informações de contato... web www.drituaherbalcenter.com/drituaherbalcenter@gmail.com dr itua tem cura para as seguintes doenças. ,fibroid,infertility.herpes virus hiv/aids, als, parkinson,hepatite,diabetes..