Músicas

sábado, 5 de abril de 2014

Tecido conjuntivo-Características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito.


     O tecido conjuntivo, na verdade, é constituído por diferentes tipos de tecidos cuja função geral principal é a manutenção da forma do organismo, garantindo seu estabelecimento e desenvolvimento correto. Diferentes tipos de tecidos conjuntivos apresentam variações quanto à proporção entre o número de células e a substância fundamental, bem como sua natureza e organização de componentes. 
        A presença de grande quantidade de substância intercelular que está presente em todos os tipos de conjuntivos permite a conexão apropriada entre as células e órgãos, fornecendo suporte ao corpo. 

        Além da função estrutural, o tecido conjuntivo pode desempenhar outras funções biológicas, como a reserva de hormônios controladores do metabolismo celular, por exemplo. 

        Os tecidos conjuntivos se originam a partir do mesoderma, o folheto embrionário intermediário, entretanto, o ectoderma da região da cabeça também tem participação. O mesênquima, que consiste no tecido conjuntivo embrionário, se origina a partir de camadas laterais do mesoderma esplânico e dos somitos mesodérmicos, de modo que os demais tecidos conjuntivos adultos se originam do mesênquima. 

        Os tecidos conjuntivos são formados por dois tipos básicos de constituintes, que serão abordados aqui separadamente para fins didáticos, desde que fique claro que estão intrinsecamente relacionados e são interdependentes. Os componentes dos tecidos conjuntivos serão divididos, então, em constituintes celulares e da matriz extracelular, de modo que o último envolve as fibras e a substância fundamental. 

        Os componentes celulares envolvem diferentes tipos de células, e irão variar de um tipo de tecido conjuntivo para outro. A matriz extracelular, diferente de outros tipos de tecido, é o componente tecidual mais abundante, de modo que suas proteínas fibrosas e a substância fundamental serão descritos separadamente, e também relacionados aos diferentes tipos de conjuntivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário