Músicas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Curiosidades Sobre o Sangue

Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho-vivo nas artérias e vermelho-escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.
O sangue retirado do corpo coagula-se em seis minutos.
Em um minuto o sangue circula por todo o corpo. Essa viagem fica mais rápida ao praticarmos exercícios físicos. Quase um litro de sangue passa pelo cérebro nesse período.
Para quem vive ao nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos (ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões. Eles transportam o oxigênio da respiração pelo corpo. O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia.Nessa mesma gota, temos 9 mil glóbulos brancos (ou linfócitos).
Eles formam o sistema imunológico, encarregado de defender o organismo contra os invasores. Existem ainda de 250 mil a 500 mil plaquetas sangüíneas. Ao ocorrer uma lesão num vaso, elas se juntam e contróem uma barreira para evitar a hemorragia.
Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano. É a esses vasos que os glóbulos vermelhos transferem o oxigênio que transportam para as outras células ao redor.
A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.
A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.
O sangue do tipo O é conhecido como DOADOR UNIVERSAL. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue A B é o RECEPTOR UNIVERSAL.
A AORTA é a maior artéria do corpo. Mede cinco centímetros de diâmetro e distribui o sangue a todas as partes do coração. Já a CARÓTIDA é uma importantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.
                                                                              Fonte:http://www.vocesabia.net/ciencia/curiosidades-sobre-o-sangue/

sábado, 5 de abril de 2014

Tecido conjuntivo-Características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito.


     O tecido conjuntivo, na verdade, é constituído por diferentes tipos de tecidos cuja função geral principal é a manutenção da forma do organismo, garantindo seu estabelecimento e desenvolvimento correto. Diferentes tipos de tecidos conjuntivos apresentam variações quanto à proporção entre o número de células e a substância fundamental, bem como sua natureza e organização de componentes. 
        A presença de grande quantidade de substância intercelular que está presente em todos os tipos de conjuntivos permite a conexão apropriada entre as células e órgãos, fornecendo suporte ao corpo. 

        Além da função estrutural, o tecido conjuntivo pode desempenhar outras funções biológicas, como a reserva de hormônios controladores do metabolismo celular, por exemplo. 

        Os tecidos conjuntivos se originam a partir do mesoderma, o folheto embrionário intermediário, entretanto, o ectoderma da região da cabeça também tem participação. O mesênquima, que consiste no tecido conjuntivo embrionário, se origina a partir de camadas laterais do mesoderma esplânico e dos somitos mesodérmicos, de modo que os demais tecidos conjuntivos adultos se originam do mesênquima. 

        Os tecidos conjuntivos são formados por dois tipos básicos de constituintes, que serão abordados aqui separadamente para fins didáticos, desde que fique claro que estão intrinsecamente relacionados e são interdependentes. Os componentes dos tecidos conjuntivos serão divididos, então, em constituintes celulares e da matriz extracelular, de modo que o último envolve as fibras e a substância fundamental. 

        Os componentes celulares envolvem diferentes tipos de células, e irão variar de um tipo de tecido conjuntivo para outro. A matriz extracelular, diferente de outros tipos de tecido, é o componente tecidual mais abundante, de modo que suas proteínas fibrosas e a substância fundamental serão descritos separadamente, e também relacionados aos diferentes tipos de conjuntivo.

Tecido epitelial de revestimento,glandular e pele humana.

   Também conhecido como epitélio, este tecido aparece revestindo o corpo e forrando as cavidades como, por exemplo, o tubo digestivo ou ainda o sistema respiratório, conferindo proteção contra atritos, invasão de microrganismos ou evaporação. Serve também para absorção de alimentos, oxigênio, entre outros.
        
CARACTERÍSTICAS
O tecido epitelial é bastante abrangente em nosso organismo. Dependendo do órgão em que se encontra, este tecido pode desempenhar diversas funções tais como: absorção e secreção de substâncias (tecido epitelial glandular), proteção e até mesmo a percepção de determinadas sensações (calor, frio, etc).
O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos quanto à função por ele desempenhada: tecido epitelial de revestimento (proteção e percepção de sensações) e tecido epitelial glandular (secreção de substâncias).
O tecido epitelial se caracteriza por ser um tecido onde as células que o formam estão extremamente unidas, justapostas. Esta característica não permite que haja praticamente nenhum espaço intercelular. Por isso, o tecido epitelial também é caracterizado por apresentar pouca ou nenhuma substância intercelular. Graças a estas características o tecido epitelial pode desempenhar com sucesso a função de proteção e revestimento. Outra característica fundamental do tecido epitelial é o fato de ser avascular, ou seja, não apresentar vasos sanguíneos. Isto faz com que os nutrientes e o oxigênio necessários à manutenção de um tecido cheguem através do processo de difusão a partir de tecidos próximos como o tecido conjuntivo. Uma característica que também é extremamente importante é a constante renovação que passa o tecido epitelial. Pelo fato de estarem em contato direto com o meio externo as células epiteliais sofrem constantemente desgastes, havendo a necessidade da reposição. Essa reposição se dá pelo processo de divisão celular a mitose.